A subida dos preços dos alimentos coloca em risco a estabilidade social, política e económica de vários países.
Os alertas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), em relação à situação despertaram ainda mais a preocupação mundial para o problema, essencialmente quanto à possibilidade de sobrevivência dos mais pobres.
Os biocombustíveis não são os únicos responsáveis pelo aumento de preços dos cereais, mas constituem, sem dúvida, um forte factor de pressão neste, diz o Diário de Notícias.
Segundo a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, em Portugal «há mais pessoas com dificuldades», adiantando que são os idosos que mais sentem a subida dos preços.
Com um cenário de situações extremas estão países como o Haiti, onde o Parlamento destituiu o primeiro-ministro, depois de violentos protestos contra a escalada de preços dos bens alimentares, levando o Presidente do país a anunciar um plano de emergência, que prevê uma redução de 15 por cento do preço do arroz.
No entanto, e de acordo com o BM, actualmente há mais de 30 países à beira de uma situação idêntica à do Haiti, como é o caso da República Dominicana, Nicarágua e na Bolívia, países na América Central e do Sul, à semelhança de outros localizados no continente africano e asiático, onde a situação pode levar a uma crise humanitária, alertou o director-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn.
Do lado europeu, o comissário para os Assuntos Económicos e Monetários, Joaquín Almunia, afirmou que a União Europeia (UE) está,«extremamente preocupada não só por causa do risco inflacionista na Europa, mas também devido às consequências horríveis nos países em desenvolvimento».
Não coloquei fotos porque poderiam "chocar" os mais sensiveis, mas não é necessário, todos sabemos como é dramático em muitos casos.
Esteja atento este fim de semana, ajude quem precisa.
PRÓXIMA CAMPANHA DE RECOLHA DE ALIMENTOS
3 e 4 de Maio de 2008
Participe na Campanha: Alimente esta Ideia !
http://www.bancoalimentar.pt/noticias.php?nwsid=60
...São os pequenos gestos que fazem os grandes heróis...
Sem comentários:
Enviar um comentário